sábado, 30 de janeiro de 2010

Um passeio á beira-mar III

Seabra_ Praia do flamengo,88. E aí, Fernando: " O primeiro edifício de apartamentos do Rio( e do Brasil),data de 191o. Feitos de olho no aluguel da população de baixa renda,os edifícios de moradia logo caíram no gosto da elite, por influência da ponte marítima Rio_Paris. Na capital francesa , os prédios de apartamentos de luxo existem desde o século XIX. No Rio,havia ainda outro incentivo para os edifícios residenciais,que aparecem primeiro no centro. Além do aspecto da modernidade, os anúncios da época destacavam ,por exemplo, o elevador ,o "frigidair' ,e o "telephonio"_ havia a questão higiênica. Morar á beira -mar ,com condições de sol e vento favoráveis,era bem visto.
Finalizado antes da metade da década de 30, o Seabra já tinha icinerador de lixo. No projeto, com quatro apartamentos por andar,também já aparece uma área de circulação principal independente da área de serviço ,característica do apartamento brasileiro até hoje, apesar das leis contra a discriminação no uso dos elevadores.
Na fachada e no saguão principal,o Seabra é típico da arquitetura eclética, o estilo que rompeu com a ortodoxia do modelo clássico e embaralhou ordens de proporção, ornamentos e composições bem definidas. O ecletismo apareceu na metade do século XVIII, quando o excentrico Horace Walpole criou uma salada estilística ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário